São Paulo,  
Busca:   

 

 

Agora

 

Chanceler alemã e recebida no Parlamento de Israel.

Por Wálter Fanganiello Maierovitch

IBGF, 18 de março de 2008

Roma, 23,30 hs.

Pela primeira vez, um alto dirigente da Alemanha foi recebido como convidado especial do Parlamento de Israel (Knesset).

O fato histórico ocorreu hoje e foi protagonizado pela chanceler alemã Angela Merhel , que proferiu um tocante discurso.

A visita prenunciava tensão, pois alguns políticos israelenses afirmaram que se sentiriam incomodados com o uso da língua alemã pela chanceler e isto porque essa língua trazia-lhes recordações da Shoa, uma palavra originária do iídiche com o significado de calamidade, numa referência à perseguição nazista e ao extermínio de judeus na Segunda Guerra.

No discurso, Merkel emocionou os parlamentares e convidados ao afirmar: -“Inclino-me diante dos hebreus mortos” . Apenas cinco deputados deixaram de comparecer ao Parlamento, em protesto ao uso da língua alemã.

Na abertura, Merkel saudou os parlamentares em hebraico, a mostrar que tinha muita consciência do que representava aquele encontro, à luz da história. Depois da saudação em hebraico, Merkel discursou em alemão e foi muito aplaudida.

Para rematar, Merkel frisou: -“ Falar nesta prestigiosa assembléia é uma grande honra para mim. A Shoah cobre nós alemães de vergonha. E eu inclino-me diante dos seis milhões de hebreus mortos e, também, me inclino em reverência aos sobreviventes e diante daqueles que ajudaram a salvá-los”
PANO RÁPIDO . Diante de um mundo que muitas vezes pensamos não ter jeito de melhorar, a tolerante Merkel nos injeta um ânimo novo. --Wálter Fanganiello Maierovitch--


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet