São Paulo,  
Busca:   

 

 

Agora

 

Poluição em Pequim. O recordista Gebrselassie não correrá a maratona.

Por Wálter Fanganiello Maierovitch

IBGF, 12 de março de 2008.

Haile Gebrselassie, recordista mundial, com duas medalhas de ouro nas Olimpáidas de Atlanta e Sidney.


ROMA. A luz amarela foi ligada em todas as pistas de atletismo européias. O motivo foram as declarações do superatleta etíope Haile Gebrselassie, dois ouros olímpicos,-- em Atlanta (1996) e Sidey (2000)--, e um bronze em Atenas (2004). Fora o recorde mundial de corridas de longa distância (maratonas), ou seja, 42 km.

O etíope é patrocinado pela Adidas e esteve em Pequim para reconhecimento do percurso da maratona e a fim de cumprir uma agenda promocional, comercial.

Na entrevista coletiva, Haile Gebrselassie, disse que a poluição na cidade de Pequim o impedirá de disputar a maratona. Ressaltou ser asmático e não poder correr em lugares, -- caso de Pequim --, com porcentuais de poluição atmosférica bem acima do suportável para um ser humano.

O recordista de maratonas assegurou, no entanto, que correrá a prova de 10 mil metros.

As autoridades responsáveis pela organização dos jogos de agosto afirmaram que, no período das olimpíadas, mais de 1 milhão de veículos estarão impedidos de trafegar. Com isso, acreditam que haverá significativa redução da poluição e uma atmosfera adequada.

Para ter idéia, os danos provocados pelos poluentes atmosféricos são estimados em US$200 bilhões, ou seja, 10% do bip-chinês.

Haile Gebrselassie, ex-coronel do exército de seu país, disse que está impedido pelos médicos de correr longas distâncias em lugares com poluição atmosférica, muito calor e umidade. Frisou que precisa se cuidar porque pretende encerrar a carreira nas olimpíadas de Londres, em 2012.

PANO RÁPIDO. Os técnicos e comentaristas esportivos europeus já estão a se perguntar, diante do declarado pelo recordista Gebrselassie, como reagirão os outros atletas. E já têm certeza de que o caso do etíope não será o único.

-Wálter Fanganiello Maierovitch-


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet