São Paulo,  
Busca:   

 

 

Agora

 

Armas. O disputado Viktor Bout.

Por Wálter Fanganiello Maierovitch

IBGF, 10 de março de 2008.

Viktor Bout.


O potente traficante internacional de armas e equipamentos bélicos, Viktor Bout, preso há poucos dias na capital da Tailândia e conhecido internacionalmente por ter sido retratado no filme Lord of War, está sendo disputadíssimo. Rússia e EUA, por razões diversas, querem a sua extradição.



Motivo dadisputa: é que Viktor Bout é o equivalente russo de Sarkis Soganelian, ex-agente da CIA, e que traficava armas, para burlar os impedimentos da ONU e não mostrar que os EUA estavam por trás. Por exemplo, Soganelian, na guerra Irã-Iraque, fornecia, com grana dos EUA, armas para o então aliado Saddan Hussein.



Bout,com apoio de Moscou, abasteceu de armas, -- que adquiria na Bulgária, Romênia, Ucrânia e Coréia do Norte--, os conflitos africanos. Por exemplo, em Ruanda, Serra Leoa, Angola, Congo, Sudão.



Como Soganelian, o traficante de armas Bout saiu diversas vezes de controle dos russos. Soganelian, por exemplo,continuou, contrariando ordem da CIA, a vender armas para Saddan Husseis. Bout, por seu turno, vendia simultaneamente, no Afeganistão, para os talebans e para a Liga Norte, inimiga russa desde o tempo da expulsão soviética.

Na guerra para a extradição, EUA querem Bout para recolher informações. Os russos, por sua vez, para evitar o vazamento de informes e divulgação das mãos sujas.

Muitos associam Bout ao filme Lorde of War. Eu associo Bout ao traficante de armas e explosivos interpretado magistralmente pelo saudoso Alberto Sordi, num filme de 1974.


No filme, Alberto Sordi, no papel do vendedor de armas chamado Pietro Chiocca, repetia sempre uma mesma frase, numa advertência marota acerca do futuro dos seus negócios: Finché c´è guerra, c`è speranza (Enquanto houve guerra, existirá esperaça).

PANO RÁPIDO. EUA e Rússia não disputam o mercador de armar Bout para fins repressivos. Esses dois paísses disputam um arquivo.


-Wálter Fanganiello Maierovitch--



Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet