São Paulo,  
Busca:   

 

 

Agora

 

DROGA. Jamaica pode legalizar a maconha.

Por Wálter Fanganiello Maierovitch

IBGF, 4 de março de 2008.

A caribenha Jamaica, --ex-colônia britânica que se tornou independente em agosto de 1962 mas continua uma monarquia constitucional com a soberana do Reino Unido como chefe de estado --, é conhecida pelo alto consumo de maconha e pela presença de organizações criminosas violentas.



Com a escalada da criminalidade, o primeiro ministro insular, a partir de 2004 e depois de constatar queda no fluxo turístico, adotou pesadas medidas repressivas: está em vigor a pena de morte.

Pelas ruas da capital Kingstown é difícil não sentir o odor forte produzido por um cigarro de marijuana (maconha).

Muitos turistas preferem a Jamaica não só pelas belas praias, música contagiante e valor baixo do dólar jamaicano. Conta para eles a facilidade para comprar maconha, com opções quanto ao potencial do princípio ativo (THC). Em outras palavras, pode-se comprar, como lá se diz, erva canábica fraca, média ou forte.

Com efeito. Uma comissão presidida pelo vice-primeiro ministro Kenneth Baugh e composta por sete membros, prepara uma proposta voltada a mudar a legislação sobre drogas, que apresenta como novidade a legalização da maconha.

Até o final de março, o projeto será levado ao premier, que teme por sanções norte-americanas, ou seja, a Jamaica não ganhar mais a certificação de país compromissado com o combate às drogas proibidas por Convenção das Nações Unidas.

A não certificação decorreria da entrada da Jamaica na lista anual que o presidente norte-americano envia ao Congresso a fim de que este delibere sobre suspensão de ajuda financeira e proibição de empresários americanos de investirem no país listado).

Caso o premier jamaicano mande o proposta, em forma de projeto de lei, ao Parlamento (21 senadores e 60 deputados), a Jamaica já passará a correr o risco da não certificação em 2008.

No ano de 2003, uma outra comissão encaminhara, sem sucesso, proposta de legalização de porte de pequena quantidade de maconha (marijuana) para uso próprio. --Wálter Fanganiello Maierovitch--


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet