São Paulo,  
Busca:   

 

 

Agora

 

TERROR. Inferno em Gaza. Israel excede limites da legítima defesa. Rice embarca para o Oriente

Por Wálter Fanganiello Maierovitch

IBGF, 3 de março de 2008.



A secretária de estado norte-americano, Condolezza Rice, anunciou sua breve partida para o Oriente Médio, depois da tragédia iniciada, ao norte da Faixa de Gaza, na sexta-feira à meia-noite. O ataque israelense, com dois mil soldados, empregos de tanques, aviões e helicópteros, resultou na morte de 60 palestinos. Dentre eles, cinco crianças e 27 civis.

À luz do direito internacional, foi uma reação desproporcional em face das permanentes provocações dos palestinos, que lançam contra território israelenses foquetes katiuscia. Na sexta, no entanto, os katiuscia foram incrementados e atingiram a cidade de Ashkelon, com mais de 100 mil habitantes e onde funciona uma importante refinaria israelense.

Com a desproporcional reação, Israel não atuou em defesa legítima, mas em ataque. No direito internacional, não há legítima defesa quando os seus limites,-- da necessidade e da proporcionalidade--, são excedidos.

Não há dúvida que o Hamas, que controla a Faixa de Gaza, usa a tática do quanto pior, melhor. Sua meta é levar ao fracasso as metas estabelecidas pela cúpula de Annápolis, com o enfraquecimento do presidente palestino Abu Mazen.

Por outro lado, acordo de paz com o Hamas é inviável pois não renunciam à violência, à distruição de Israel. Também não reconhecem os acordos firmados pela Autoridade Nacional Palestina.

Para agravar a situação, o vice-ministro da defesa de Israel soltou uma perola, que vai render por muito tempo. Disse Mtan Vilnai, vice-ministro, que se os lançamentos de foquetes continuarem, haverá “uma shoah (holocausto) pior daquela conhecida” .

Feito o estrago, o vice-ministro tentou corrigir e disse que empregou o termo hebraico shoah como catástrofe e não como holocausto.

Pano Rápido . O encontro de Annápolis foi mais uma tentiva desesperada do presidente Bush de tentar, em fim de mandato, melhorar sua catastrófica biografia. Como já se previa, o encontro de Annápolis foi uma etapa de um fracasso esperado.


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet