São Paulo,  
Busca:   

 

 

Agora

 

Terror da Al Qaeda x Terror da Cia.

Por Wálter Fanganiello Maierovitch

IBGF, 13 de fevereiro de 2008.

Khaled Sheikh Mohammed.



O representante do Ministério público militar dos EUA pediu a imposição, por Corte Militar a ser formada por 12 juízes, de pena de morte a seis terroristas que se encontram presos em Guantânamo.

Os seis são acusados de participação nos covardes ataques consumados em 11 de setembro de 2001.

Um deles, Khaled Sheikl Mohammed , em sessões de tortura com emprego da técnica do waterboarding (afogamento simulado), confessou tudo. Khaled declarou ter sido o autor da idéia dos ataques às torres gêmeas e ao Pentágono. Admitiu ter pedido o aval do Bin Laden e dele obteve, além do nada a opor, os recursos financeiros para a empreitada criminosa. A confissão foi obtida mediante o emprego da técnica medieval de afogamento, transformada pela CIA (Central Intelligence Agency ) no waterbording .

Até hoje, ninguém resistiu ao waterbording, -- sem confessar--, por tempo superior a 30 segundos. . Só que o interrogado confessa até aquilo que não fez, ou seja, admite todas as acusações do inquisitor.

Pelo que se sabe, dos seis acusados, ao menos três foram torturados com emprego da técnica do waterbording . No waterbording, o interrogado é encapuzado, pendurado de cabeça para baixo e enfiado, até o pescoço, num recipiente com água.

Atenção: não estou a afirmar que o Khaled é santo e que não teve participação na preparação dos ataques do 11 de setembro. Os membros e simpatizantes da Al Qaeda são fanáticos e bárbaros. Não tem nenhuma sensibilidade.

Mas, a lei de taleão, do olho por olho, não pode ser admitida num país civilizado. Ainda mais, num país de tradições democráticas como os EUA.

Num Estado de Direito, torturas não são admitidas como provas lícitas. No caso Khaled, ainda que venha a ser condenado por Corte Militar, serão levantadas questões constitucionais, cuja palavra final caberá à Corte Suprema.

Como se percebe, nenhum julgamento definitivo ocorrerá no governo Bush, pois o processo, contra os seis acusados de participação nos ataques de 11 de setembro, levará alguns anos para ser concluído.

-Wálter Fanganiello Maierovitch-


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet