São Paulo,  
Busca:   

 

 

Agora

 

Desagravo ao Papa: a recitação do Angelus como pretexto.

Por Wálter Fanganiello Maierovitch

IBGF, 21 de janeiro de 2008.



Só para lembrar. Os professores e os alunos na universidade pública La Sapienza, -- uma universidade que tem 705 anos de vida---, protestaram e revelaram disposição de impedir a visita e a conferência de abertura do ano-letivo, pelo papa Ratzinger. Tudo estava marcada para a última quinta feira, 17 de janeiro.


O papa cancelou a visita à Sapienza e, por iniciativa do cardeal Ruiini, foi feita uma convocação de fiéis e não credentes em solidariedade ao papa Bento XVI. O apontamento ficou por ocasião da recitação domenical do Ângelus, na praça São Pedro.


Pois bem. Mais de 100 mil pessoas compareceram, no domingo 20 e ao meio-dia, para se solidarizar com o papa Ratzinger.


Como o eleitorado italiano é predominantemente católico, a praça São Pedro estava lotada de políticos. Lógico, para faturar votos.


Com a praça cheia e telão colocado na principal praça de Milão, --coração financeiro da Itália--, a Igreja mostrou sua musculatura, ou melhor, sua força. Em Milão, 34 mil pessoas assistiram o ato, pelo telão da praça onde se ergue a magnífica catedral gótica da cidade.


docentes da Sapienza contra o papa.



Para aproveitar o momento, -- e com sutileza relembrar a intolerância dos estudantes da Sapienza --, o papa convidou a todos para a construção de uma “sociedade tolerante e fraterna”, isto por meio do a diálogo. Ganhou três minutos de aplausos ininterruptos.


Com isso, encerra-se o jogo de braço entre universitários, ---apoiados por professores liderados pelo matemático Carlo Bernardini--, e a Igreja, representada pelo papa.


No domingo, percebeu-se o papa a encarnar o papel de vítima, a faturar politicamente e a apresentar um discurso politicamente correto. Aliás, em bom-momento, pois muitas das posições de Ratzinger representam uma volta à Idade Média, ou, para usar de um italianismo, ao medioevo.

Wálter Fanganiello Maierovitch


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet