São Paulo,  
Busca:   

 

 

Agora

 

DROGA. Maconha só até a primavera.

Por Wálter F Maierovitch/Rádio CBN/Justiça e Cidadania

IBGF, 10 de janeiro de 2008.

O premier Gordon Brown pretende que a legislação britânica volte a colocar a maconha, “no seu devido lugar”.

Que lugar seria esse ?

A história é a seguinte, grosso modo.
,br>


A fortíssima associação dos policias britânicos fez uma proposta para a maconha ser reclassifacada. Caísse na tabela da lei antidrogas e passasse ao elenco da “classe C”. trocado em miúdos, se tornasse droga leve, cabendo ao policial a faculdade de realizar a apreensão na posse do usuário, lavrar um auto de multa, ou nada fazer.

A associação classista queria a valorização do profissional. As estatatísticas mostravam que os policiais não se arriscavam em prender traficantes, mas, quanto aos pacatos usuários ( a maconha, diferentemente do efeito da cocaína, mantém o usuário calmo, tranqüilo), batiam recordes em prisões em flagrante.

Depois de estudos e debates com a sociedade, --- conservadores da linha proibicionistas em oposição aos progressistas--, a maconha virou droga da classe “C”, em 2004. Ou seja, ela ainda continuou proibida criminalmente, mas sem prisão do usuário e eventual multa pecuniária ou perda do cigarro.

Como revelou o Times na edição de hoje, o premier Gordon Brow, por meio da “home-secretary” Jacqui Smith, decidiu, para a próxima primavera , trabalhar a fim de a maconha voltar à classe “B”.

a Home Secretary, Jaqui Smith.


Com isso, o apanhado na posse de maconha para uso próprio poderá, no devido processo judicial, ser condenado a 5 anos e mais pesada sanção pecuniária.

Para aquele possuidor que fizer cessão gratuita de uso,-- caso da chamada roda-de-fumo---, a pena sobe para 14 anos de detenção e mais multa.

Antes de reclassificar, Brown e a secretária Jacqui colherão um parecer do Advisor Council on the Misuse on Drugas, que já se sabe será pela volta à classificação original.

Ao Times, Jacqui explicou que, desde 2004 e com o rebaixamento na tabela, os britânicos, em especial os jovens, ficaram com a impressão que a droga era inócua em termos de danos à saúde e de que fumar era legítimo.

PANO RÁPIDO. Quando a primavera chegar ( agora e inverno) o fumacê será reduzido nas praças e nos demais locais públicos. Enquanto isso, a Suíça encaminha-se para a descriminalização da maconha.

Wálter Fanganiello Maierovitch.


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet