São Paulo,  
Busca:   

 

 

Agora

 

TERROR. Paquistão. Eleição póstuma.

Por Wálter Fanganiello Maierovitch

IBGF, 31 de dezembro de 2007.

31/12/2007. homenagem junto à sepultura de Benazir Bhuttu.


Oficialmente, fala-se que a eleição de 8 de janeiro será mantida no Paquistão. Será escolhido o novo Parlamento. No mesmo dia e em quatro províncias (estados) serão eleitos, também, os deputados-regionais para integrarem as regionais assembléias legislativas.

A posição do Partido Popular do Paquistão (PPP), --agora liderado pelo filho de Benazir Bhuttu, assassinada na quinta-feira no fim de um comício em Rawalpindi--, é pelo não adiamento. O porta-voz do PPP, Farzana Raja, deixou claro: “-Não aceitamos nenhum adiamento”.

O adiamento é o maior desejo do ditador Perez Mussaraf. Ele é criticado por todos os cantos em razão de não ter fornecido efetiva segurança para Benezir, quando já tinha até sido avisado dos riscos para a candidata e líder do maior partido de oposição laica. O ditador Mussaraf, que já estava mal nas pesquisas, despencou ainda mais, depois do assassinato.

Hoje, pela manhã, reuniu-se a Junta responsável pelas eleições. Foi a primeira reunião depois do assassinato de Benazir. Os seus membros analisam se haverá segurança para a realização dos pleitos federal e regionais. A manifestação da Junta sobre a manutenção do dia 8 de janeiro se dará amanhã, ou seja, no 1 de janeiro.

O ex-premier Nawaz Sharif, -- de oposição ao governo mas também contrário ao que era pregado politicamente por Benazir, fala que aceitaria um adiamento, mas por um período breve. A assassinada Benazir estava com a eleição ganha e seria primeira-ministra. Agora, como reação à tragédia, muitos que não iriam votar no PPP mudaram de posição. Espera-se uma votação ainda maior, ou melhor, um maior número de parlamentares do PPP.

PANO RÁPIDO. Os dirigentes do PPP não querem perder o momento de comoção, razão pela qual insistem na realização de eleições no dia 8 de janeiro próximo. Wálter Fanganiello Maierovitch.


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet