São Paulo,  
Busca:   

 

 

Agora

 

FBI. TOP SECRET. Vem aí o Big Brother antiterror.

Por Wálter Fanganiello Maierovitch

IBGF, 23 de dezembro de 2007.




Desde a tragédia de 11 de setembro, o FBI trabalha naquilo que chama de “Sistema de Identificação da Próxima Geração” . E esse sistema, Next Generation Indentification , foi desenvolvido num buncker secreto nas montanhas da Virgínia.

O bunker é protegido ao máximo e tem o tamanho de dois campos oficiais de futebol. Ele foi descoberto pelo Washington Posto, que afirma estar o sistema em teste final e, até 2013, pronto para “ desmascarar em poucos segundos” qualquer um dos muitos terroristas espalhados pelo planeta.

Segundo o jornal, o FBI preparou, com bilhões de dólares, um “cérebro-gigante” capaz de armazenar e processar “dados biométricos”.

Nos últimos dois anos , o Pentágono conseguiu recolher dados com impressões digitais e características de íris de olhos de dezenas de milhões de pessoas.

O sistema, apelidado de Big Brother, estará em operação em 2013 e, certamente, causara protestos de organizações de defesa de direitos civis. Por evidente, colocará todos sob suspeita. Bastara ter sido filmado passando por uma rua onde houve um ataque terrorista para ser investigado, pois logo achado pelo “sistema” FBI.

Pelo sistema, imagina o FBI, poder, por exemplo, que as imagens colhidas em tempo real num aeroporto passem por rapidíssimas verificações eletrônicas, de modo a identificar terroristas em trânsito.

PANO RÁPIDO. Chego a imaginar uma espécie de cartão-de-crédito: o sistema de várias bandeiras (Visa, etc) é acionado por telemática e, aí, sabe-se onde está o cliente e se abre ou não um crédito para as suas compras. Só que o cartão de crédito pode ser destruído, tem prazo de validade. Os dados biométricos, no Big Brother do FBI, serão eternos. Vamos esperar que não se verifiquem erros e que o sistema seja eficiente em detectar e prender terroristas, em especial os homens-bombas, antes que explodam.


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet