São Paulo,  
Busca:   

 

 

Agora

 

DROGA. Ministra da Justiça tem irmãos condenados por tráfico.

Por Wálter Fanganiello Maierovitch

IBGF, 19 de dezembro de 2007.

Rachida Dati, antes de ser ministra, em manifestação.




É claro que uma das grandes conquistas no campo do direito penal foi de a pena não passar da pessoa do infrator.

No Brasil, a pena imposta a Tirantes atingiu várias das suas gerações, pois estabeleceu-se o salgamento das terras dos seus familiares, ou seja, colocação de sal para torná-las improdutivas.

Na França, país que se orgulha, com razão, de ter legado ao mundo a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, aprovada pela Assembléia Nacional em agosto de 1789 , o princípio da pessoalidade da pena se apreende nas escolas, desde pequenininho.

Portanto, a ministra da Justiça do governo francês, Rachida Dati , 42 anos e filha de imigrantes do norte da África, não deve se preocupar, no campo político , com dois dos seus irmãos, traficantes de drogas. Lógico, no campo familiar, o probema é outro e só diz respeito à simpática ministra Rachida.

Ontem, Omar Dati, irmão da ministra, foi condenado à pena de 8 meses de prisão por tráfico de substância entorpecente. E não foi a sua primeira condenação por tráfico de drogas. Omar, de 36 anos, recebera condenação em 2001 e à pena de doze meses de prisão. À época e como era primário, teve o benefício do francês “sursis”, ou seja, a suspensão condicional da execução da pena de doze meses de prisão.

A ministra Rachida Dati tem onze irmãos. Desses, Omar e Jamil, são traficantes de drogas. Jamil Dati, de 34 anos, recebeu condenação em agosto passado por tráfico de drogas ilegais. Condenado à pena de doze meses de prisão, apresentou recurso de apelação, ainda não apreciado.

A escolha de Nicolas Sarkozy de Rachida Dati fez parte de uma estratégia a mostrar que imigrantes teriam vez no governo, depois de Sarkozy, -- quando ministro do Interior (Segurança)--, tê-los enfrentando com violência desproporcional.
Wálter Fanganiello Maierovitch.


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet