São Paulo,  
Busca:   

 

 

Agora

 

DROGAS: quanto pagam os norte-americanos aos cartéis mexicanos.

Por Wálter Fanganiello Maierovitch

IBGF, 13 dezembro de 2007.

ROMA.. Que os norte-americanos são os campeões mundiais de consumo de drogas ilícitas, sabia até a ingênua albanesa madre Teresa de Calcutá, uma vida dedicada aos pobres e morte em odor de santidade.

Fronteira rentável.


Parte das várias espécie de drogas que são ofertadas no mercado ilegal norte-americana, como cocaína, maconha, eroína, metanfetaminas, etc, ingressam pela fronteira com o México, onde atuam cartéis fortemente armados.

Hoje, depois de um trabalho intergovernamental, o chefe do ministério público do México, procurador geral EduardoMedina Mora , apresentou um relatório com dados surpreendentes, a mostrar a necessidade de um novo foco no plano que está em curso (Plan México, já rebatizado de Plan Mérida) e voltado à cooperação internacional.

Todos os anos, US$10,0 bilhões saem dos EUA e ingressam México, originários do movimento do narcotráfico.

Como ressaltou o procurador Medina Mora, trata-se de dinheiro em “cash” que pontualmente provém do país vizinho.

Por outro lado e sempre segundo o relatório, ao tráfico de drogas proibidas encontra-se coligado o de armas de fogo , que saídas dos EUA passam a fronteira setentrional para armar os cartéis mexicanos.



Para ter idéia, apenas neste ano de 2007 as autoridades mexicanas apreenderam 8 mil armas de grosso calibre provenientes dos EUA.
O procurador Medina Mora frisou que nos EUA existem 100 mil lojas que revendem armas de fogo. Dessas 100 mil lojas, cerca de 12 mil estão localizadas próximas à fronteira com o México. Só essas 12 mil vendem quase o dobro da média nacional.

PANO RÁPIDO. A continuar como foi anunciado pelo presidente mexicano Calderon, o Plan Mérida (antigo Plan México ) vai ensejar um fomento no mercado de armas de fogo. À semelhança do plano do governador fluminense Sérgio Cabral, o objetivo principal do Plan Mérida é guerrear os cartéis mexicanos e não de cortar os fluxos financeiros que sustentam o mercado de drogas a que se dedicam.


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet