São Paulo,  
Busca:   

 

 

Agora

 

NARINAS COMPULSIVAS.

Por Wálter Fanganiello Maierovitch

IBGF, 22 de novembro de 2007.
4,5 milhões de usuários. E só foram contados os que admitiram expressamente ter consumido cocaína.



O levantamento é do Observatório Europeu das Drogas e da Toxicodependência (Oedt), que funciona em Lisboa (Portugal). Os dados foram apresentados hoje de manhã , em Bruxelas, onde está a sede da União Européia.

Dentre os europeus, 12 milhões usaram cocaína ao menos uma vez nas suas vidas. E em 2006, sempre segundo revelado hoje, 4,4 milhões consumiram o cloridrato de cocaína.

Houve aumento, pois durante o anos 2005 tinham consumido cocaína 3,5 milhões de europeus.

Quanto aos estudantes europeus entre 15 e 16 anos de idade, 2% consumiram cocaína ao menos uma vez. Focados apenas Espanha e Reino Unido, na mesma faixa etária escolar, o porcentaul atinge os 6%.

Na faixa etária entre 15 e 34 anos, 7,5 milhões de europeus consumiram cocaína pelo menos uma vez. Em 2006, foram 3,5 milhões e, no último mês do ano, 1,5 milhões.

Quanto às outras drogas, ocorreu aumento de consumo, mas não significativo como o da cocaína.

Para ter idéia, 70 milhões de europeus admitem ter fumado maconha pelo menos uma vez. Em 2006, foram 23 milhões e, no último mês, 13 milhões.


O ecstasy, apelidada na Europa de “pastilha mágica” , já foi experimentado por 9,5 milhões de europeus.

Só em 2006, o ecstasy foi ingerido por 3 milhões de europeus, sendo 1,0 milhão em dezembro.

Durante a semana, comentaremos outros dados apresentados pelo Observatório europeu. Só para lembrar, desde que deixei em abril de 2000 a secretaria nacional antidrogas da presidência da república, o projeto de Observatório brasileiro que deixei ainda não foi implantado. E deixei avisado que a idéia não era minha, pois o projeto seguia os moldes do europeu, que é sediado em Lisboa.

O dado positivo do levantamento do Observatório da União Européia foi o crescimento do número de pessoas que procuram clínicas para se livrar da dependência.


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet