São Paulo,  
Busca:   

 

 

Textos dos Internautas

 

O OLHAR VESGO DO ESTADO.

*por Aurilio Nascimento.

Em todas as pesquisas de opinião, a segurança pública aparece em primeiro lugar nas preocupações do povo brasileiro, seja qual for a grande cidade, especialmente no Rio de Janeiro. Entretanto, parece que os governantes fazem pouco caso. Aqui mensalmente são divulgadas estatísticas com ranking dos crimes cometidos. O Roubo e furto de veículos atingem invariavelmente a cifra de mais de quatro mil ao mês. Assalto a coletivos, transeuntes, residências, formam outro número gigantesco. Os crimes em sua grande totalidade ocorrem em plena luz do dia e em ruas movimentadas

Menos de dez por cento dos marginais são presos em flagrantes e esse mesmo percentual aproxima-se das autorias.

O município do Rio de Janeiro, assim como outros, possui capacidade técnica e humana para com olhos de águia perceber com a rapidez de um raio qualquer infração de trânsito, multando indiscriminadamente os contribuintes, no que se tornou uma verdadeira fábrica de dinheiro. Esse olhar acurado é incapaz de perceber qualquer outro tipo de desvio, como os assaltos praticados a cada hora. Mas é perfeito para enxergar um cidadão sem o cinto de segurança, transitando a 80 km por hora, dentro de um veiculo com vidros escuros e ainda usando camisa preta.

O incidente noticiado, no qual uma senhora teria agredido um guarda municipal, demonstra que chegamos ao ápice da tolerância com arremedos de governo que sugam o cidadão.


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet