São Paulo,  
Busca:   

 

 

Cultura

 

FUTEBOL italiano. Escândalo às vesperas da Copa.

Por IBGF/WFM

Vértice da Juventos se demite: acusação de fraude esportiva.


IBGF.11 de maio de 2006. Fraude esportiva. É o que mais se houve, ém face do último grande escândalo do futebol italiano. Fora isso fala-se em lavagem de dinheiro, Fisco fraudado e caixa2 praticados pelos cartolas, pai e filho (famíglia Moggi: o pai é o carequinha da ponta direita da fografia: ele é o manda-chuva da Juventus)), responsáveis pela gestão dos contratos de jogadores e árbitros das partidas.

Vários árbitros são acusados de gaveteiros e o esquema era sofisticado a ponto de mostrarem cartões, vermelhos ou amarelos (atletas pedurados), para tirar os melhores craques das partidas que enfentariam a Juventos de Torino.

O famoso árbitro Massimo De Santis, do quadro da FIFA, está sendo investigado pelo Ministério Público de Napoli, em face do contido em conversa que foi objeto de interceptaçao telefônica realizada pela Justiça. As ações da Juventus, sob suspeita de favorecimento, despencaram na Bolsa de Valores (Piazza Affari) da Itália.

São 9 as equipes investigadas por eventual fraude esportiva: Juventus, Fiorentina, Udinese, Siena, Messina, Arezzo, Crotone e Avelino.

A cúpula da cartolagem da Juventus (confira foto acima) pediu demissão (11 de maio de 2006): Luciano Moggi, o manda-chuva que é diretor geral, Antonio Geraudo (administrador de futebol) e Roberto Bettega (vice-presidente do club). O todo-poderoso presidente da Federação Italiana de Futebol também já se demitiu.

Os italianos já falam que o escândalo poderá, pelo desprestígio gerado, comprometer a seleção italiana, que está para ser convocada.

Muitos dirigentes pedem rapidez nas apurações administrativas e pela Federação. É que a sanção pela fraude esportiva é a queda do clube para a série B (segunda divisão). Ou seja, a Juventus, caso comprovada a fraude, poderá perder o título de campeã italiana que acaba de conquistar e, ainda, cair para a série B (segundona).


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet