ITÁLIA: Ciampi não aceita reeleição para presidente. Berlusconi finalmente deixa o Palazzo Chigi.
Por IBGF/WFM
IBGF, 4 maio de 2006.
OLHO.
A eleição para a presidência da República será na próxima segunda feira (8 de maio de 2006).
Mais um fora a marcar a trágica passagem de Sílvio Berlusconi no cargo de primeiro ministro. Sempre apoiado por neofacistas, Berlusconi deixa a sede do governo com os seus adeptos a cantar Oh Bella Ciao, que representa o canto da Resistência Italiana contra o nazifascismo. Para Ciampi, não seria republicano uma recondução à presidência da República, ainda que de forma unânime.
 |
Don Coglioni deixa a sede do Conselho de Ministros com a clack errando no canto. |
MATÉRIA.
O presidente Ciampi declarou que na Itália republicana nunca houve a reeleição. Por isso, ele não aceitava a sua indicação, vista como solução pelas duas forças políticas em disputa: Unione, liderada por Romano Prodi e Casa della Libertà, liderada por Silvio Berlusconi.
.
Depois de renunciar o mandato em razão da última derrota eleitoras (com recontagem de votos e recursos), Berlusconi quis dar um ar triunfal à sua saída do palazzo Chigi, sede da presdência do Conselho de Ministros.
Berlusconi sempre contou com o apoio dos neofascistas italianos e o seu braço direito no Conselho (ministro das relações exteriores) era Gianfranco Fini, da Aliança nacional (partido neofascista).
|