São Paulo,  
Busca:   

 

 

Cultura

 

COCA: Imagem de Fidel Castro feita com folha de coca. Presente de aniversário de Evo Morales.

Por Wálter Fanganiello Maierovitch- Terra Magazine.

03/05/2006.

RETRATO EM VERDE E BRANCO.

Fidel Castro já recebeu o primeiro presente dos 80 anos que completará em agosto.

O presente antecipado pelo natalício foi dado por um seu admirador de “carteirinha”. Trata-se de Evo Morales, que preside a Bolívia e, como o comandante-chefe da Ilha caribenha, não gosta das coisas de qualquer mercado, ou seja, prefere as da Alba (Alternativa Boliviana para as Américas).



Morales ofertou ao companheiro Fidel um retrato feito com folhas verdes de coca, a folha sagrada dos nativos andinos. Fidel em coca vem emoldurado em quadro de 1 metro de altura, com fundo branco.

O quadro foi elaborado pelos cocaleiros da região do Chapare, onde Morales começou a carreira sindical e política.

Desde ontem, o presente já ocupa uma sala reservada para armazenar os presentes que chegarão até agosto. Não há segurança especial, pois a quantidade de folhas de coca usadas no quadro não são suficientes para refino de cocaína e nem se prestam à mastigação, pois quimicamente alteradas para manter o verde.

. Observação:
Além do retrato de Fidel, o presidente Evo Morales enviou-lhe, também e sempre, os de Che Guevara (morto em 1967) e de José Marti (1853-1895), herói cubano das lutas pela independência da Espanha. Todos, frise-se, em relevo elaborado com folha de coca.


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet