São Paulo,  
Busca:   

 

 

Cultura

 

ESCOLAS: vídeo game vira fonte de aprendizado e de aferição. Sai o quadro-negro e entra o quadro-eletrônico multimedial.

Por IBGF/WFM

A iniciativa é do Ministério de Inovações Tecnológicas da Itália e a fase experimental está encerrada. O novo método multimidial será aplicado no ano escolar de 2006. Como alertou uma professora, já treinada no novo método: "Verbos e teoremas se apreende jogando".

O novo método, segundo especialistas, vem num momento em que os estudantes estão cada vez mais distraídos e cansados das páginas dos livros.

A aula tradicional já está esgotada. Os alunos não prestam mais a atenção, comprovou uma verificação realizada entre alunos de até 15 anos de idade, em escolas italianas.

Nessa revolução didática, os computadores e os vídeosgames ajudaram os alunos de primeiro e segundo graus a melhor aprender a matemática e a língua italiana. Os programas para os jogos levaram em conta a matemática e a língua italiana. Se der certo, depois serão elaborados para outras disciplinas.

A novidade será implantada em 8 regiões italianas, a começar em setembro de 2006: Abruzzo, Basilicata, Calabria, Campania, Molise, Puglia, Sardegna e Sicilia). Os professores usarão computadores portáteis e pessoais. Enviaram imagens para um quadro-eletrônico interativo e as aulas serão apresentadas como em tela de internet. O preparo da aula pelo professor será em casa, mas ele terá como base uma lição (com simulações interativas para os alunos) já pronta, preparada pela "Livraria Virtual Nacional". Logicamente, terá acesso à Livraria Virtual Nacional por internet e chaves de acesso (senha).

Em resumo: o professor se conecta à internet. Descarrega a aula no seu computador e lança no quadro-eletrônico multimidial.

Na nova didática existe lugar para o professor questionar o aluno, isto para verificar se ele está acompanhando a lição exposta no quadro-eletrônico.

Vale ressaltar, ainda, que o giz cederá lugar ao indicador com luz a laser.


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet