São Paulo,  
Busca:   

 

 

Cultura

 

ESCOLA ABERTA Giovanni Falcone-EAGF.

ESCOLA EM POWER POINT NO LINK. http://www.ibgf.org.br/ap_20-09-05site.ppt

..................

A EAGF é a primeira do gênero no Brasil. Trata-se de uma Escola aberta, voltada ao conhecimento do fenômeno da criminalidade organizada, comum e planetária, e das medidas preventivas e repressivas para o seu contraste, disseminando as culturas de legalidade democrática e paz.

.


Segue a Escola a recente tendência européia de promoção de cursos, básico e regulares, que englobam e analisam questões multidisciplinares, experiências internacionais e cooperativas, em face da escalada da violência, da intranqüilidade social, da violação de direitos naturais e pessoais e de conflitos bélicos. O objetivo da EAGF é formar operadores sociais comprometidos com a legalidade democrática e cultura de paz.

No evento realizado no dia 28 de setembro no CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) realizou-se a apresentação detalhada da EAGF como sua estrutura, cursos, matérias curriculares, abrangência e objetivos. Foi celebrado uma parceria entre IBGF e o CIEE – Centro de Integração Empresa Escola. A parceria prevê, além da promoção de seminários, palestras, pesquisas, congressos e mostras fotográficas de vídeo e cinema, o fornecimento de bolsas de estudos aos estagiários do CIEE.

O Instituto Brasileiro Giovanni Falcone de Ciências Criminais – IBGF – foi fundado em 1993 – para pesquisar questões relativas à criminalidade organizada e homenagear o magistrado Giovanni Falcone, mártir e símbolo da luta vencedora contra as máfias e a corrupção.

Realizou o IBGF, com universidades, federações e escolas, inúmeros eventos no Brasil, com a presença dos maiores especialistas internacionais e contribuiu para a introdução, no País, de modernos mecanismos de enfrentamento ao crime: lei de lavagem de dinheiro e reciclagem de capitais, audiência Judicial por vídeo conferência, regulamentação da infiltração policial em organizações mafiosas e terrorista, reforma penitenciária com regimes disciplinares diferenciados, repressão à economia movimentada pelas drogas ilícitas, tráfico de órgãos humanos, entre outros.

A IPAZ – Agência Internacional pela Paz – desenvolve processos comunicacionais para o fortalecimento, visibilidade e sustentabilidade de ONGs que tenham como objetivo mobilizar a sociedade pela paz. A Agência foi fundada por mais de 70 especialistas de áreas como jornalismo, fotografia, vídeo, pesquisa e publicidade. Conta com uma rede de cerca de 200 comunicadores. É um projeto apoiado pela Unesco e por mais de 30 ONGs e movimentos de abrangência nacional e internacional.


© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet