São Paulo,  
Busca:   

 

 

Cultura

 

NA JUSTIÇA: confira as ações propostas contra o presidente do nosso IBGF.

Por WFM-CARTACAPITAL

Nos cinco anos de vida da Coluna Linha Frente, publicada na Revista Carta Capital, foram publicadas três matérias sobre bingos, jogos eletrônicos e a operação Mal Olhado realizada pela Direção de Investigação Antimáfia da Itália. (todas elas estão no site do IBGF).
o colunista de Carta Capital e presidente do IBGF.


O colunista, Wálter Fanganiello Maierovitch, acabou acusado em três ações penais de iniciativas privadas, por crimes contra a honra.

A primeira das ações penais, depois de parecer do Ministério Público pela rejeição liminar, não foi recebida e há recurso.

A segunda, está pendente de decisão sobre o seu recebimento e conta com parecer do Ministério Público pela rejeição liminar da queixa.

Uma terceira ação, perante o juizado de pequenas causas, foi proposta pelo professor Paulo José da Costa Júnior, contratado pela revista Isto-É e que se sentiu injuriado e difamado, em especial pela referência de ter advogado para o mafioso e traficante internacional de drogas Antonino Salamoni e pelo título dado pela Carta Capital em matéria assinada por este colunista: “Prova Mal Checada”.

A ação do professor Paulo José da Costa Júnior terminou por “composição civil, nos seguintes termos:

(a) não houve intenção de ofender a honra do professor com a expressão “Prova Mal Checada”, tendo o articulista apenas expressado o seu ponto de vista em sentido contrário ao do professor.

(b) com relação ao mafioso Antonino Salamoni, fez o articulista referência única e exclusivamente à atuação do professor Paulo José da Costa no processo de extradição de Salamoni, requerido pela Justiça italiana e indeferido pelo Supremo Tribunal Federal. No particular, o professor Paulo José da Costa advogou conjuntamente com Cocetta Cernechiaro.

(c) quanto à expressão professor aposentado não houve em nenhum momento, por parte do articulista, a intenção de diminuir ou ofender o professor.


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet