São Paulo,  
Busca:   

 

 

Cultura

 

YOU TUBE novas complicações para Khatami.

Por Wálter Fanganiello Maierovitch

15 de agosto de 2007.






O filme mostrado no You Tube não é falso, ao contrário do sustentado pelos defensores do ex-presidente iraniano Mohammad Khatami. Katami é um religioso, líder político moderado e reformista.

Só para recordar, -- e conforme “post” abaixo--, um vídeo disponibilizado via You Tube mostra Khatami a cumprimentar, -- mediante aperto de mão--, três mulheres, em pátio aberto da Universidade de Udine, na Itália. O fato ocorreu em maio deste ano.

Um gesto normal e da boa-educação ocidental levou, para grande surpresa, o Tribunal religioso de Qom a iniciar processo contra Khatami, por ele atentar contra as lei corânicas.

Nas info-vias iranianas, radicais xiitas usaram as expressões “imoralidade”, blasfêmia”, “vergonha”, “punição-já”.

Para os fundamementalistas xiitas, é proibido todo contato físico com mulheres, salvo a esposa e parentes consanguíneas.

Quando começou a circular a notícia sobre “filme montado”, vários jornalistas saíram a campo. Ou seja, à procura das três mulheres que apareciam no vídeo, a começar a busca pela Universidade de Udine.

Aí, . . . Bingo, como diriam Turcão, capitão Guimarães, Anísio Abraão David e Ivo Noal, para ficar com a fina-flor da contravenção e da indústria da jogatina eletrônica organizada.

Uma das mulheres é Maurizia Savani, de 51 anos de idade e casada. A outra é a filha de Maurizia, de nome Rosa e que tem 17 anos.

As duas estiveram na Universidade no encontro cultural aproximativo que se chamou Perto/Longe. Mãe e filha estavam interessadas na palestra de Khatami. Além disso, Maurizia e o esposo participam de movimentos pacifistas.

Em entrevista, Maurizia reagiu: “tanta confusão diante de um cumprimento respeitoso e educado, em público e a um visitante ilustre”.

Maurizia também quis marcar posição: “não sabia da proibição prevista na lei islâmica e jamais poderia imaginar que essa legislação veda homens de ter contato físico com mulheres que não sejam das suas famílias”.

Pano Rápido . Diversidades culturais e religiosas devem ser respeitadas. O condenável são os extremismos e intolerâncias. Era normal retribuir um cumprimento conforme o costume existente no país visitado.

O ato de Khatami comprova a sua coerência e reforça a sua posição de líder moderado e reformista. Não é sem causa que goza de grande prestígio entre os jovens iranianos. Jovens que sofrem a repressão da violenta Polícia de proteção aos Costumes.

Walter Fanganiello Maierovitch, 15,30 hs.


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet