São Paulo,  
Busca:   

 

 

Cultura

 

Cão-herói. Cooper era da raça labrador.

Por Wálter Fanganiello Maierovitch

25 julho de 2007.

O labrador Cooper, de quatro anos de idade, fazia parte do “team” de 578 cães adestrados e a serviço das forças bélicas do governo norte-americano.

Esses cães são mandados para o Afeganistão e Iraque. No Vietnã, --para a tarefa de guarda de acampamentos e a fim de latir em face da aproximação de vietcongs--, eram empregados cães da raça pastor alemão.

No Iraque e Afeganistão, para operações terrestres de prevenção, são selecionados cachorros da raça labrador. São empregados como farejadores de minas e de bombas deixadas, com timer de detonação programdo, em veículos estacionados em ruas.

Como se sabe, no mar assumem o risco de explodir os golfinhos e as focas, ambas espécies treinadas para localizar minas submarinas.

Enviado ao Iraque, Cooper foi recebido e adestrado pelo cabo Kory Wiens e se tornou o seu melhor amigo. O militar referia-se a Cooper como “o meu filho”.

O labrador Cooper e o cabo Kory, há mais de ano, passavam a jornada a identificar e desarmar minas terrestres deixadas pelos insurgentes iraquianos.

No dia 16 de julho (segunda-feira), o cão identificou uma bomba e o cabo tentou desativá-la, sem sucesso. Ambos morreram, na mesma hora e juntos.

A família do cabo Kory,- um jovem de 20 anos-, quis que o cão Cooper fosse enterrado junto com ele, no cemitério reservado aos heróis da pátria, na cidade de Salt Creek (Oregon-EUA).

Ontem, ocorreu o enterro de Wiens junto com o fiel labrador Cooper, ou, como falava o cabo, o seu filho e “sargento” Cooper.

No livro de registros especiais do Pentágono, consignou-se que o cabo Wiens e o labrador Cooper formaram a primeira dupla (instutor e cão) de “mortos em ação” pela Pátria.

Como não consegui a foto de Cooper, que era um dócil e carinhoso labrador branco, coloco, no alto do post, uma imagem para lembrá-lo como instrumento de paz. Ao desarmar minas, ele poupava vidas humanas.

Wálter Fanganiello Maierovitch,às 11,15 hs.


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet