BLOG. No site da CBN, o blog do presidente do IBGF.
Por IBGF-Instituto Brasileiro Giovanno Falcone
.
25 de junho de 2007.
A Central Brasileira de Notícias (CBN) colocou no ar o blog do presidente do IBGF, Wálter Fanganiello Maierovitch. O endereço é www.cbn.com.br ou www.waltermairovitch.globolog.com.br
Acesse o blog, deixe o seu comentário sobre os temas e faça as suas críticas.
Dois temas diários são colocados no blog, que fica aberto para interlocuções com os internautas.
Contamos com o seu apoio.
IBGF.
CONFIRA.
.......................
...............................
25/06/2007.
 |
La Bocca della Verità. |
BOCA DA VERDADE II.
No pórtico da igreja de Santa Maria in Cosmedin, construída em Roma no século VI, está a Boca da Verdade (Bocca della Verità). A Boca da Verdade faz parte de uma máscara medieval, em mármore pavonazzetto e colocada na referida igreja em 1632.
Com cara de poucos amigos e olhos aterrorizantes, a máscara representa uma divindade fluvial (do rio Tevere). Segundo uma lenda medieval, o suspeito de enganar o povo era obrigado a colocar a mão na boca da divindade.
A mão do mentiroso era mordida e decepada pela Boca da Verdade. Para o veraz, nenhum problema. O primeiro a ter a mão cortada foi o mago Virgílio, sempre conforme a lenda.
Pedir a máscara emprestada para levá-la a Brasília e colocá-la no Senado seria uma boa. Os senadores Renan Calheiros (PMDB-Al) e Joaquim Roriz (PMDB-DF) poderiam colocar uma das mãos na Boca da Verdade.
O problema é que os advogados invocariam a nossa Constituição da República. Nela está escrito que ninguém está obrigado a se auto-acusar, ou melhor, produzir prova contra si próprio.
Roriz, ex-governador do Distrito Federal e atual senador, começou a viver “dias de Renan”, ou melhor, pesadelos. No final de semana, matéria da revista Época revelou o teor de interceptação telefônica colhida no âmbito da Operação Aquarela da polícia federal. Pelo divulgado, Roriz acertou a divisão de R$2,2 milhões, - de origem desconhecida- no escritório do maior acionista da empresa aérea Gol, conhecido por Nenê Cosntantino.
O corregedor do Senado, em entrevista, afirmou que pedirá esclarecimentos. Aliás, grande novidade. Caso não solicitasse estaria a cometer crime de prevaricação, tipificado no Código Penal: “retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício . . .”
Mais uma vez, o vazamento de um grampo coloca um político conhecido em dificuldade. Vamos nos preparar para os ataques aos vazamentos e a tentativa de regulamentação das interceptações telefônicas, de modo a que permaneçam no mais absoluto sigilo.
Na semana passada e em face de vazamento de grampos, o ministério da Justiça da Itália resolveu elaborar um projeto de lei para evitar vazamentos.
O projeto italiano vazou na imprensa. Dele consta que o responsável do jornal que publicar teor de grampo responderá a processo criminal. O ministro da Justiça, Clemente Mastella, desmentiu a elaboração do projeto, sem convencer.
WFM, 12,50hs.
Postado por Walter -(s)
..................................
25/06/2007.
 |
Bocca della Verità. |
BOCA DA VERDADE.
Os livros de criminologia ensinam que o inocente não tem medo da produção de provas, ao contrário do delinqüente. Isto ocorre porque o inocente sabe que prevalecerá a verdade. Assim, ele facilita a tramitação do processo e não usa estratégias protelatórias ou dirigidas a desviar o foco da acusação.
O presidente do Senado, Renan Calheiros, afasta-se do proceder padrão dos inocentes.
Depois da frustrada tentativa de juntar documentos duvidosos para sepultar sumariamente o processo disciplinar interno por quebra de decoro parlamentar, o senador Renan busca novas estratégias. Todas com o objetivo de atrasar o esclarecimento da verdade.
Alguns parlamentares, com tese digna de rábula de porta-de-cadeia, querem que o processo interno por quebra de decoro seja encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF). Ora, não é o STF que decide sobre decoro de senador. Ele apura e decide a respeito de crimes cometidos por aqueles que gozam de foro privilegiado.
Como se percebe, querem emgambelar o cidadão-honesto. Tais rábulas do leguleio sabem que o STF levará anos para decidir. E decidirão que a questão é "interna corporis", ou seja, algo da atribuição exclusiva do Senado da República.
WFM, às 11,30 hs.
Postado por Walter.
|