São Paulo,  
Busca:   

 

 

Cultura

 

EUTANASIA legal. Kit boa-morte por 60 euros. Na Bélgica, os doentes terminais não gostaram da idéia.

Por Wálter Fanganiello Maierovitch




OLHO.

Na Bélgica, a eutanásia foi abolidada da lei penal no ano de 2002, ou seja, acabou legalizada.

Segundo levantamento governamental, apenas uma pequena minoria clama por ela. No período de 2004 e 2005, a cada 1.000 pacientes, apenas 15 pediram a antecipação da morte, chamado por muitos de "suicídio assistido". O levantamento foi realizado por comissão designada pelo governo.

Desde 2005, as farmácias belgas colocaram a venda um "kit boa-morte". Ele é composto de barbitúricos, paralizantes neuromusculares, e sonífero. O preço do kit boa-morte, produzido pelo grupo Multipharma, é de 60 euros.

MATÉRIA.

A Holanda foi o primeiro país a admitir a eutanásia. A lei entrou em vigor em abril de 2002. A lei holandesa contemplou a eutanásio e o chmado suicídio assistido.

Desde 2004, ainda na Holanda, a eutanásia é admitida em crianças abaixo de 12 anos de idade e com autorizaçao dos país ou representantes legais. Na Holanda ainda não foi realizado levantamento como o que acaba de ser divulgado na Bélgica.

Com relação à Bélgica, a eutanásia amplo debate antecedeu a chamada legalização da eutanásia e a introdução do denominado "suicídio assistido". Os católicos belgas eram contra a permissão e os cavinistas a favor.

No fim do amplo debate com a sociedade civil, a lei acabou aprovada e a Békgica seguiu a vizinha Holanda. Também seguiu a Dinamarca, a Alemanha (no que toca ao suicídio assistido) Suécia e Suíça.

Aqueles que optam pela eutanásio, conforme o relatório da comissão belga, são portadores de câncer com metastases generalizadas ou com graves mutilações.

Outro dado significativo surge da Suíça. É a chamada "Opção Zurique". Nos últimos dois anos, cerca de 50 doentes britânicos deixaram o país para encontrarem na Suíça a "morte doce" (eutanásio ou suicídio assistido).

IBGF, 22 de novembro de 2006.


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet