São Paulo,  
Busca:   

 

 

Cultura

 

Pela primeira vez, uma mulher chega à presidência da Câmara nos EUA.

Por Wálter Fanganiello Maierovitch

Nancy Pelosi, primeira mulher a presidir a Câmara de deputados dos EUA.



Resumo das Eleições nos EUA.


1.Bush perde para o Iraque. A afirmação é do premier italiano Romano Prodi ao saber da vitória dos democratas na Câmara.

2..Nancy Pelosi, na foto ao lado, chega à presidência da Câmara pela primeira vez na história dos EUA. Aos 66 anos, a progressista Nancy Pelosi teve votação extraordinária.

Nancy Patrici D´Alesandro Pelosi tem 5 filhos. Chegou a Wasghinton em 1987 e era ativista nas áreas de HIV-AIDs, Aborto e Direitos Humanos na China.

Em 2002, Nancy Pelosi tornou-se, na Câmara, a primeira mulher na liderança da oposição ao governo Bush.


3.Hilary Clinton tem 70% dos votos. Se reelege senadora por Nova York e vai disputar uma indicação dos democratas para concorrer à sucessão de Bush.

4.Desde 1994 os republicanos tinham maioria na Câmara.

5.Em 2006, ocorre a repetição de 1974 (fim da Guerra do Vietnã), quando os republicanos se afundaram na Guerra do Vietnã. Naquela ocasião, os eleitores reprovaram o presidente e elegeram, para Câmara, uma expressiva maioria democrata. Como resultado, a Câmara, de maioria democrática, vetava as propostas do Executivo para empenho de verbas na Guerra do Vietnã.
Para especialistas, com a nova Câmara, Bush não arrancará dos deputados meio-dólar para investir na aventura que representou a invasão no Iraque.


6.Não colou a tentativa de Bush de amedrontar com base no "perigo representado pelo terrorismo internacional". Desta vez, Bin Laden não vingou como cabo-eleitoral de Bush.



7.Secretário da defesa de Bush-pai e de Bush-filho, autor de aliança secreta com Saddam Hussein quando da Guerra Irã-Iraque, Donald Rumnsfeld, 74, participou a renúncia ao cargo. A retumbante derrota dos republicanos na Câmara dos Deputados (Câmara dos Representantes) inviabilizou a sua permanência no cargo. Rumnsfeld é o mentor da guerra-preventiva de Bush.

IBGF, 8 novembro de 2006.


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet