São Paulo,  
Busca:   

 

 

Espiões/D.Humanos

 

AGENTE laranja II: a maior guerra química da história. Até os marines foram vítimas.

Por WFM-CARTACAPITAL

AGENTE LARANJA II.

Soldados norte-aemricanos, vítimas do Agente Laranja.


As tropas norte-americanos retiraram-se do Vietnã há exatos 30 anos e puseram fim à operação Ranch Hand, eufemismo para encobrir a maior guerra química da história: foram despejados no Vietnã 80 milhões de litros do chamado “agente laranja”, à base da letal dioxina.

A desfolhante dioxina foi derramada na floresta equatorial e em mais de 20 mil vilas rurais. Acabou com a fauna e eliminou 40% da flora. Morreram búfalos, rinocerontes e ursos pandas. Mais de 4 milhões de vietnamitas suportaram os efeitos dessa guerra química.

Nos anos 80 criou-se nos EUA uma associação de veteranos marines, também vítimas da guerra química. Isso foi lembrado na Conferência Internacional sobre o Agente Laranja, realizada há pouco em Paris e organizada pela “Association d´ Amitié France-Vietnamienne”.

Muitos desses marines morreram de câncer, tiveram filhos com deformações físicas, síndrome de Down, sistema imunológico comprometido,etc. Então, a associação promoveu ações indenizatórias contra as indústrias químicas fornecedoras do agente laranja: Dow Chimical, Monsanto, Uniroyal, etc.

Em 1985, as indústrias químicas depositaram US$180 milhões em fundo de auxílio aos antigos marines. Não fizeram o mesmo em favor das vítimas vietnamitas inocentes.

Como frisou Eva Morletto, as famílias vietnamitas não dispõem de recursos financeiros para tratamentos médicos. Numa economia em que os filhos representam força de trabalho e de auxílio à sobrevivência, sustentar crianças com deformações físicas e doenças crônicos torna-se um drama inimaginável.

E a mesma Eva Mortello foi à home-page do site Dow Chemical e encontrou: “Em linha com os princípios do Desenvolvimento Sustentável, a Dow empenha-se na busca de um equilíbrio entre as responsabilidades econômicas, ambientais e sociais”.


Assuntos Relacionados
© 2004 IBGF - Todos os direitos reservados - Produzido por Ghost Planet